top of page

NOSSAS AVÓS SABIAM O PESO DA AUSÊNCIA
Vídeo performance RJ 2024 

Um objeto simples é jogado de um par de mãos a outro. O gesto é repetido continuamente, não como em um jogo esquemático, mas como um ato carregado de intenção e cooperação. O cubo feito de argila terracota traz uma forma que está presente em outras produções das Irmãs Gelli. A escolha nunca é apenas formalista, mas uma manifestação da geometria também sensível, que está inscrita nas coisas do mundo, refletindo a arquitetura do sujeito e das relações.

Nesse caso, através do impacto do calor das mãos, do toque e movimento, as formas rígidas do cubo suavizam. Ele escorrega, se deixa moldar. Suas quinas e arestas se dissolvem e arredondam. Gradualmente esférico, o objeto suscita a passagem e a presença. O que era sólido e definido, de certa forma, se permite transformar. Essa não é uma imagem que acontece ao acaso, mas demanda a ação e a presença das participantes.

Nossa experiência cotidiana é facilmente excluída da percepção atenta e da presença. Esse talvez seja um sintoma identificado constantemente nas relações. Nesta vídeo-performance, as escolhas instalativas de Alice e Gabi criam mais uma camada narrativa: aqui, o céu capturado pela câmera está no chão, produzindo sobre nossos pés alguma infinitude, como se pudéssemos replicar esses gestos transformativos que dançam entre lá e cá, de uma mão a outra, e aplicá-los em nossa vida.

A outrora solidez da argila se conecta ao céu e à terra, é como se o material e o etéreo criassem uma dinâmica que é ao mesmo tempo física e metafísica. Do gesto, a simplicidade se faz essência: lançar e receber o cubo, poder incidir no tempo através de uma intenção capaz de aterrar a atenção ao mundo que se habita.

O cubo esférico é um testemunho. O que nesta performance nos convoca a exercitar a presença talvez seja algo bastante central nesta exposição das Irmãs Gelli, algo que encapsula as tentativas de estimular, através da manualidade, da participação e do exercício poético, uma reflexão sobre as existências.

Daniela Avellar (curadora)

Screenshot 2025-02-18 at 14.52.45.png
  • Youtube
  • Instagram
  • Vimeo
bottom of page